Conheça as vantagens de se usar os vergalhões de fibra de vidro na construção

Tempo de leitura: 4 minutos

Vergalhões são materiais utilizados na construção civil para confecção de armaduras de concreto para reformas e construções. Sua função é dar suporte a estruturas de concreto, tais como vigas, colunas, pilares, lajes, fundações etc. Por isso, os vergalhões devem sustentar cargas e sobrecargas, dentro do seu limite, sem gerar nenhuma deformidade. Justamente por essa aplicabilidade, o vergalhão é um produto que deve ser extremamente resistente e durável.

Como alternativa às tradicionais peças feitas de aço, o vergalhão de fibra de vidro traz inúmeros benefícios com a mesma funcionalidade. Leve, resistente e não corrosivo, o vidro é um material que vem ganhando cada vez mais espaço nesse setor. Mas quais seriam as demais vantagens de utilizar a barra de fibra de vidro ao invés da produzida em aço? É o que vamos esclarecer agora!

Os vergalhões contribuem na estruturação da obra

Características da fibra de vidro

O vergalhão de fibra de vidro vem substituindo, cada vez mais, os fabricados em aço. Ele cumpre, perfeitamente, essa mesma função com diversas vantagens. E o motivo é a sua matéria-prima. A fibra de vidro, ou fiberglass, é um material gerado da aglomeração de filamentos de vidro extremamente finos e flexíveis. Unidos através da aplicação de resina de poliéster e de outros materiais, dão origem ao Polímero Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV) – nome correto da fibra de vidro. Sustentável e com processo de fabricação simples, esse material ainda tem a vantagem de ser reciclável e bastante versátil.

Além da fabricação de vergalhão de fibra de vidro, a matéria-prima é utilizada para a produção de diversos itens. Veja alguns exemplos:

  • produtos que são expostos constantemente à água, como telhas, banheiras, piscinas e caixas d’água;
  • artigos náuticos, como cascos de embarcações e boias de sinalização;
  • peças automobilísticas, tais como pastilhas de freios e carenagens;
  • artigos aéreos, por exemplo, fuselagem, aviões e hélices. 
Vergalhão de fibra de vidro

Vantagens e Benefícios dos vergalhões Fibra de Vidro aos de aço

Os vergalhões de fibra de vidro (Verga Fibra) contam com inúmeras vantagens em relação ao vergalhão de aço tradicionalmente utilizado na construção civil brasileira.

– Resistência

Quando usado na construção civil, o Verga Fibra tem uma resistência à tração de 2,5 a 3 vezes maior em comparação ao aço.

– Durabilidade

Ao contrário do vergalhão de aço, o vergalhão de fibra de vidro não sofre com as ações do calor e do frio, ao mesmo tempo que é um material não condutor de eletricidade. Dessa forma, torna as estruturas mais seguras e confiáveis.

Estudos apontam que por 80 anos ou mais, os vergalhões de fibra de vidro não perdem seu desempenho, não se decompõem, não corroem e não reagem com ácidos ou outros materiais. A estrutura de concreto torna-se mais durável devido à ausência de corrosão e de tensões internas.

– Economia

A utilização do vergalhão de fibra de vidro na construção pode reduzir o custo em até 25% com relação ao aço. Economias ainda maiores são obtidas minimizando o custo de sua entrega e instalação durante a construção. O material é fácil de descarregar, sem a necessidade de equipamentos especiais ou um grande
número de trabalhadores.

– Leveza

O vergalhão é até 9 vezes mais leve que o vergalhão de aço, diminuindo o peso total da construção. Além disso, facilita o transporte e movimentação do material no canteiro de obras.

Cada barra do vergalhão de aço 12 metros pesam em média 4.74kg, enquanto o vergalhão de fibra de vidro com as mesmas medidas vai pesar apenas 960 gramas, gerando uma considerável diferença na hora do transporte e da utilização dos vergalhões nas construções.

*Base de cálculo em vergalhões com bitola de 8mm.

Comparativo técnico: Vergalhão de fibra de vidro vs Vergalhão de aço. 

ParâmetroVergalhão de açoVergalhão de fibra de vidroBenefícios
Resistência à tração MPa5001000Mais forte
Peso metro linear 8mm0.395K0,080kgMais leve
Tamanho de Barras12maté 100mMelhor aproveitamento
Durabilidade embutido
no concreto
50 anos(+) 100 anosMais durável
Durabilidade embutido
no concreto em classe
de agressividade III e IV
(+/-) 5 anos(+) 100 anosMais durável
Resistência à corrosãoNãoSimMais durável
Condutividade elétricaSimNãoSem riscos de acidentes
Condutividade térmicaSimNãoNão dissipa calor
Cobrimento de concreto
em classe de
agressividade III e IV
35mm a 45mm20mmMenor volume de concreto

Aqui na Madareli você encontra diversos produtos para construir ou reformar. Você pode ir à Madareli na Rua Bernhard Johnson Junior, 100 – Santa Terezinha – Varginha – MG, ou escolher seus produtos através do nosso site e comprar on-line, via WhatsApp ou televendas.

Visita agora a loja virtual da Madareli e veja tudo o que temos para oferecer!

Sobre Madareli Comércio e Distribuição

Há 05 anos no mercado a Madareli atua no segmento e-commerce oferecendo produtos para preservação do meio ambiente, construção civil, eletro eletrônico, decoração e etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *