Precariedade do saneamento básico no país – Cuidados quanto o descarte do lixo e resíduos residenciais

Tempo de leitura: 4 minutos

Foto: Site Pensamento Verde.

Nos últimos vinte anos, a propagação de serviços de saneamento básico obteve avanços, porém, ainda existem muitos problemas a serem resolvidos. As desigualdades regionais, perante a regularização deste direito são visíveis. Segundo os dados mais recentes, apenas 45% do esgoto do país é tratado, os outros 55% são despejados diretamente na natureza, aponta o Estudo Trata Brasil.

            O saneamento básico é direito de todo cidadão brasileiro, sendo estabelecido pela lei nº 11.445/07, que estabelece o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab). A legislação abrange o conjunto de serviços estruturais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos, limpeza e drenagem de lixo e águas pluviais urbanas, sendo um conjunto de inflaestruturas e medidas que deveriam ser adotadas, de maneira abrangente pelo governo, a fim de gerar melhores condições na vida da população.

As piores cidades no ranking do saneamento básico do Brasil são:

            A regularização do saneamento básico para todas as regiões deve ser prioridade. Muitas doenças proliferam devido à ausência desse serviço. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o principal objetivo do saneamento é a promoção da saúde do homem. As doenças com maiores incidências devido à exposição a esses ambientes são: Leptospirose, Disenteria Bacteriana, Esquistossomose, Febre Tifóide, Cólera, Parasitóides, além do agravamento das epidemias tais como a Dengue.

            Muitas pessoas que tem acesso ao saneamento básico fazem o uso inadequado da rede de esgoto. Um fator que ocasiona entupimentos e extravasamentos na rede de esgoto é o acúmulo de lixo na tubulação. Óleo de cozinha, restos de alimentos descartados na pia da cozinha, papel higiênico, sacos plásticos, bituca de cigarro, absorventes e preservativos jogados no vaso sanitário, são alguns dos exemplos de lixo que podem causar danos ao encanamento. Acompanhe alguns produtos da linha ambiental que previnem a poluição residencial:

Caixa de Passagem e Inspeção de Esgoto:

          A Caixa de Passagem e Inspeção de Esgoto permite a inspeção, limpeza, desobstrução, junção e mudanças de direção das tubulações externas do esgoto proveniente da edificação. Desta maneira, é possível separar os resíduos, evitando a poluição.

Caixa de Gordura:

            A Caixa de Gordura é uma alternativa moderna para minimizar os danos a natureza. Ela acumula os resíduos que sai da pia e da máquina de lavar louças da cozinha, separando a água da gordura, deixando somente a água escoar para o esgoto.        

Fossa Séptica:

            A Fossa Séptica faz o tratamento de esgoto nas residências que não possuí o serviço de tratamento público. Substitui a fossa negra, onde é feito um  buraco na terra que recebe todos os dejetos, sem qualquer tratamento. Muitas pessoas ainda possuem esse sistema precário de saneamento que é responsável por graves doenças e contaminação do lençol freático.

Válvula de Retenção

            A Válvula de Retenção evita voltar o mau cheiro e entrada de insetos. Em caso de enchente, não deixa o esgoto voltar para dentro da casa. Receber os despejos dos ramais de descarga, esgoto primário e secundário, direcionando os ramais aos sistemas coletores de esgoto predial. Também são utilizados como sifões do sistema de esgoto e impede que gases originados nestas tubulações retornem as áreas habitadas das edificações.

Caixa Separadora de Água e Óleo

            A Caixa Separadora de Água e Óleo é usada em oficinas mecânicas, postos de combustíveis, indústrias, restaurantes, bicicletarias, lava-jatos, entre outros estabelecimentos que realizam trabalhos que produzam resíduos oleosos, para que estes resíduos não sejam lançados diretamente na rede de esgoto causando a poluição do meio ambiente. Este produto faz o trabalho de separar o óleo em um módulo, possibilitando seu descarte de maneira correta.

Cloro em Pastilhas

            O Cloro em Pastilhas é uma alternativa eficaz, segura e econômica. Ele auxilia na qualidade potável da água consumida em lares e residências, em localidades ou ocasiões onde a qualidade da fonte ou fornecimento for suspeito.

            As pastilhas do Cloro de ação germicida são indicadas para tratar a água diretamente em caixas d’água, ou qualquer outro reservatório de capacidade volumétrica maior, fonte ou origem destinado à estocagem de água, inclusive as provenientes das chuvas, riacho, mananciais ou até água parada. Uma pastilha trata aproximadamente 10.000 litros de água. 

Waterbox

            O Waterbox reaproveita a água da chuva, limpa ou reuso. Possui tanques verticais slim para armazenamento de água em espaços reduzidos. Produto desenhado e patenteado com o intuito de possibilitar o estoque de água limpa, de reuso ou da chuva em áreas urbanas, nas quais o tamanho das construções e a recente onda de crises de abastecimento têm se contraposto à necessidade das pessoas de garantirem seu acesso à água.

            Com esses produtos é possível minimizar os impactos que a sua residência causa no meio ambiente e na saúde das pessoas, contribuindo com a limpeza da sua cidade, estado e pais.

Sobre Andreza Tavares

Jornalista e Redatora, formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *