Formas de reversão ao desequilíbrio do ecossistema e deterioração do solo

Tempo de leitura: 3 minutos

O solo é um dos principais componentes que fornecem vida e alimento para a sociedade. Ele é a parte essencial dos ecossistemas e dos ciclos, reservando água e nutrientes, contribuindo para a produção agrícola. Muitos elementos foram modificados com o passar dos anos, neste processo as terras foram muito degradadas. Tivemos que nos adaptar a esta mudança que em parte foi ocasionada por nós.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 33% dos solos no mundo enfrentam uma degradação de moderada a grave. Afetando 14% na América do Sul. O terreno ao ser danificado perde sua capacidade de produção, podendo não se recuperar mesmo com a inserção de adubo. Este processo ocorre de forma natural ou não, provocando a erosão, sinalização, compactação, desertificação, aplicação de tecnologias inadequadas ou contaminação química.

O desmatamento junto com a ação do ser humano são os principais fatores para a extinção da fertilização, pois influenciam na vegetação presente do local, impedindo sua evolução, diminuindo permeabilidade e a matéria orgânica. As ocupações irregulares dos espaços afetam outros recursos naturais como os hídricos, poluindo o reservatório de água existente nos lençóis freáticos. Se nenhuma medida de reversão for tomada, problemas como o desequilíbrio do ecossistema e a escassez de alimentos poderão ocorrer.

Algumas medidas podem ser tomadas para a conservação da superfície, porém algumas delas possuem um custo muito alto, dificultando sua execução, sendo elas:

  • Adubação; Fornecimento de adubos ou fertilizantes ao solo.
  • Curvas de Nível: São linhas de plantas dispostas em uma mesma altura, no sentido do fluxo da água.
  • Terracionamento; Técnica agrícola e de conservação do solo empregada em terrenos muito inclinados, permitindo o seu cultivo e, simultaneamente, o controle da erosão hídrica.
  • Rotação de culturas: mudar anualmente os tipos de vegetais em um mesmo terreno;
  • Plantio direto: o produtor mantém as palhas e tipos de vegetais plantados anteriormente;
  • Reflorestamento: Plantio de árvores em áreas próprias de preservações ou em ambientes seguros, conforme as normas Ambientais.

 

Texto: Andreza Tavares

 

Conheça alguns de nossos produtos que contribuem para a conservação do solo e do meio ambiente.

A Caixa separadora de água e óleo é usada em oficinas mecânicas, postos de combustíveis, indústrias, restaurantes, bicicletarias, lava-jatos, entre outros estabelecimentos que realizam trabalhos que produzam resíduos oleosos, para que estes resíduos não sejam lançados diretamente na rede de esgoto causando a poluição do meio ambiente, a Caixa SAO faz o trabalho de separar o óleo em um módulo possibilitando seu descarte de maneira correta.

O Biodigestor é um sistema de tratamento de esgoto mais eficiente que em uma fossa convencional, pois só ele, trata o esgoto e descarta o efluente sem impactar no meio ambiente, tudo em um único tanque, dispensando a utilização de caminhão limpa fossa. Ótimo para tratamento de efluentes sanitários em residências, chácaras, sítios, fazendas e escritórios onde não há tratamento de esgoto. Além de garantir de forma eficiente o tratamento do esgoto doméstico, o sistema não polui o meio ambiente, cuida da higiene, da saúde e é econômico. Sem falar que esse produto não vai sofrer infiltração por raízes como nas fossas tradicionais.

O Clorador Dosador é uma alternativa para desinfecção das águas coletadas em solos, poços, minas e chuvas, estabelecendo os padrões de potabilidade, este processo faz a cloração de águas contaminadas por bactérias e microorganismos transmitidos por insetos, aves, animais e pelo homem, deixando-a pronta para utilização e consumo humano. É utilizado em residências rurais e urbanas onde não há um devido tratamento da água.

Para conhecer toda nossa linha em solução ambiental acesse: www.madareli.com.br/ambiental

 

15 de abril – Dia nacional da conservação do Solo.

Sobre Madareli Comércio e Distribuição

Há 05 anos no mercado a Madareli atua no segmento e-commerce oferecendo produtos para preservação do meio ambiente, construção civil, eletro eletrônico, decoração e etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *