Como escolher a caixa d’água ideal

Tempo de leitura: 4 minutos

Está precisando de um volume maior de água?

No Verão devido as altas temperaturas aumentamos o nosso consumo de água em banhos, maior lavagem de roupas, etc.

O medo da falta de água também faz muita gente instalar caixas d´água a mais para aumentar a reserva para consumo. Muita gente aproveita essa época para trocar o reservatório ou mesmo comprar um extra, que pode ser colocado na parte superior da casa ou mesmo no quintal.

Mas, você sabe quais os cuidados na hora de escolher e instalar a caixa? Pois vai saber agora:

Calcule o volume ideal da caixa d’água: antes de instalar uma caixa d’água, procure saber qual é o volume ideal para sua casa. Para quem quer fazer esse cálculo, existe uma tabela de referência que dá a estimativa de consumo diário por pessoa, que é usada na construção civil. Por exemplo, morando numa casa, uma pessoa consome, em média, 150l/dia. Enquanto quem mora num apartamento, o consumo médio é de 200l/dia (devido a pressão de água ser maior). Outra referência-padrão: cada família tem que ter água na caixa para dois dias. Isso quer dizer que para uma casa com cinco pessoas, uma caixa d’água deverá ter: 5 (pessoas) x 150 (litros/pess.) x 2 (dias) = 1.500 litros.

Saiba onde instalar a caixa d´água: a caixa d´água precisa, de preferência, ficar em um local alto – para a água descer com força suficiente e correr pelos canos – e que aguente o peso dela (lembre: 1000l = 1 tonelada). Geralmente fica em cima de lajes sob telhados. Claro que isso quando não se trata apenas de um reservatório para se guardar água. Agora, se você já tem uma caixa d´água e vai instalar outra, tenha certeza se o local em que ela vai ficar realmente aguenta esse peso. Por exemplo, uma laje maciça de 10 centímetros de espessura aguenta 250Kgf/m2. Se for o caso, chame um profissional para fazer um reforço na estrutura.

Planeje a melhor para a sua construção: se você vai começar a construir, já planeje se o melhor é ter uma caixa ou dividir o volume de água que você vai precisar em duas ou mais. Decida também onde ela deve ser instalada porque a carga que ela terá sobre a laje também precisa ser considerada.

Escolha o melhor material para a sua caixa d´água: as caixas são feitas em alguns tipos de material. Conheça quais são e escolha o mais adequado pra você:

Fibra de vidro: feita do mesmo material usado em piscinas prontas, que é a mistura de resina e fibra de vidro, a caixa é leve, de fácil limpeza e instalação. Mas, não é resistente a impactos e furos. Use as furações do fabricante para instalação de entradas e saídas de água. Comum na cor azul;

Polietileno: um tipo de plástico a base de petróleo. Este material torna a caixa leve, resistente ao transporte e confere proteção contra raios ultravioletas. Costumam ser de fácil manuseio, fáceis para instalar e limpar, mas também não são resistentes a impactos e perfurações. Comum na cor cinza;

Fibrocimento com amianto: produto que tem alta durabilidade e é barato, mas é pouco resistente a impactos. Há divergências sobre a segurança e riscos à saúde no uso do amianto. Há regiões em que a comercialização desses produtos é proibida;

Metálica: o aço inox é um material de fácil manutenção, resistente, durável e não trinca. Além disso, ela mantém a água fresca. Mas como o custo é mais alto, ela costuma ser pouco usada, apesar de todas as vantagens.

Estado da caixa d’água: Ao comprar, ela tem que ser nova. Verifique se ela está em perfeito estado. Molhe-a e veja se aparecem trincas ou vazamentos, senão troque, pois a pressão da água irá aumentar a trinca e pode até estourá-la;

Cuidados com a higiene da caixa d’água: você precisa escolher a melhor pensando também na saúde. Afinal, caixas d’água sujas, sem tampa ou quebradas podem criar microrganismos nocivos à saúde e acabar com a qualidade da água que vem da rua tratada. Antes de instalar, teste se ela não tem trincas e faça uma limpeza utilizando sabão neutro e esponja macia. Recomenda-se uma limpeza a cada 6 meses ou conforme orientação da companhia de saneamento da sua cidade;

Cuidado no transporte da caixa d’água: enquanto ela estiver guardada na obra, evite arrastar a caixa de um lado para o outro e, quando for içar a caixa, não deixe que ela sofra quedas, impactos ou batidas que podem danificar o produto. Em tempos de falta de água, a ordem é economizar e as pessoas estão adiando a limpeza, o que traz riscos a saúde. Já estão surgindo métodos para limpar a caixa com ela ainda cheia, aspirando a sujeira do fundo do reservatório com um robô.

Use a água com consciência. Evite o consumo exagerado. Ainda tem dúvidas? Tire-as com um dos nossos consultores!

Entre em contato pelo site www.madareli.com.br ou pelo Whatsapp clicando aqui.

Sobre Madareli Comércio e Distribuição

Há 05 anos no mercado a Madareli atua no segmento e-commerce oferecendo produtos para preservação do meio ambiente, construção civil, eletro eletrônico, decoração e etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *